domingo, 8 de março de 2015

Dia da Mulher

08 de março - Dia Internacional da Mulher

Meus parabéns às mulheres que historicamente contribuem com sua disponibilidade, versatilidade e persistência para a melhora das sociedades humanas.
A história do 8 de março

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque (Estados Unidos), ocuparam a fábrica e fizeram uma grande greve, reivindicando melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem executando o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho (era comum assédio sexual e em muitos lugares as mulheres não possuíam instalações sanitárias e vestiários separados).
A manifestação foi reprimida com extrema violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Apesar de alguns meios de comunicação da época condenar a ação, não houve punições ou mudanças significativas imediatas.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Apesar desta deliberação, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Em 8 de março de 1917, numa evocação ao Dia Internacional da Mulher, operárias russas realizaram manifestações por melhores condições de trabalho e vida, também contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações foram o marco inicial para um rápido processo que reuniu e intensificou as insatisfações dos camponeses e operários russos com sua política e economia, culminando na Revolução de 1917, onde um conjunto de forças políticas de oposição depôs a monarquia e retirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial em 3 de março de 1918.

Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas das mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o dia da mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, este dia tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Na atualidade, a celebração deste dia perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.

8 de março - Dia da Mulher
Polivalente & Valente

Objetivo das celebrações do 8 de março

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, se realizam conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade. O esforço visa terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência física, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado.

30 de abril - Dia Nacional da Mulher

30 de abril é o Dia da Mulher no Brasil. O Dia Nacional da Mulher, instituído pela Lei 6.971/1980, é comemorado no Brasil em 30 de abril, data escolhida em 1980, por ser o dia do nascimento de Jerônima Mesquita, enfermeira e líder feminista, que foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) e, juntamente com outras mulheres, atuou na luta pelos direitos da mulher. Em 1922, foi uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino, participando ativamente do movimento sufragista de 1932.
O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira! Nesta data foi instituído o voto feminino no Brasil. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
O símbolo do feminino

O símbolo do gênero feminino (  ) é baseado no espelho de mão de Vênus, deusa romana do amor e da beleza (equivalente à deusa Afrodite na mitologia grega). O mesmo símbolo é usado na Alquimia para representar o cobre. Os alquimistas compunham o símbolo com um círculo (representativo do espírito) sobre uma cruz equilateral (representando a matéria).
Vídeos:

Dia da Mulher
(1:14)
Homenagem da UDI 24 Horas ( Teresina - PI ) ao Dia Internacional da Mulher. 

8 de março - Dia Internacional da Mulher
Uma bonita e justa homenagem da Prefeitura de Rio Verde (GO) às mulheres.

Homenagem às Mulheres
A banda Cardióides ( Magé - RJ ) faz com sua música “Não é de hoje” uma bem humorada homenagem para estas maravilhosas e intrigantes criaturas mutantes chamadas "mulheres".

  

Fontes de consulta:

Wikipédia
Dia Internacional da Mulher

Sua Pesquisa
Dia Internacional da Mulher

Brasil Escola
8 de Março - Dia internacional da Mulher
Wikipédia
Vênus ( Mitologia )
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%AAnus_(mitologia)  

Wikipédia
Jerônima Mesquista

Dito pelo Maldito
A bem humorada simbologia dos gêneros masculino e feminino

  

Para ver a postagem sobre o Dia dos Homens, acesse:
http://historiasylvio.blogspot.com.br/2014/11/dia-do-homem.html 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário