sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ecologia e Meio Ambiente

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente
&
05 de Junho - Dia da Ecologia


Tem coisas que são tão simples que, sinceramente, não sei como se tornam tão complicadas ao ponto de não parecerem possíveis.
Plantar flores, arbustos e árvores no local onde se mora e no seu entorno, e depois cuidar destas plantas, é algo que deveria ser tão natural (por ser tão necessário) que deveríamos estranhar quem não o faz!
Esse admirável mundo que construímos e mantemos não cansa de surpreender, com o que tem de bom e ruim...

05 de junho - Dia do Meio Ambiente e Dia da Ecologia
05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Entre 05 e 16 de junho de 1972, em Estocolmo (Suécia), a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data foi escolhida em referência ao dia do início da realização dessa conferência e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então muitos consideravam inesgotáveis.

Nesse encontro, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Desta forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de árvores e a poluição de rios, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso excessivo de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se percebermos a importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização da dimensão do impacto gerado pelas ações da humanidade, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma ocasião que merece bastante destaque no calendário mundial, com ações que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos diários. Nesta data acontecem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários, peças teatrais, plantios de árvores, limpeza de parques, praças e margens de rios, entre outras atividades, são realizadas com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial. Em alguns países, neste dia ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Precisamos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual de crescente degradação do planeta.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.
(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)

05 de junho - Dia Mundial da Ecologia

Juntamente com o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho comemora-se o Dia da Ecologia.
Um ecossistema é formado pela fauna, flora, micro-organismos e pelos componentes físicos do local, que são a atmosfera, o solo e a água. Os ecossistemas em conjunto formam a cadeia alimentar, uma relação de sobrevivência, em que a base é formada pelos vegetais, que produzem seu próprio alimento, depois pelos animais que se alimentam de outros animais, podendo ser predadores primários, secundários ou terciários e, por último, pelos decompositores.

Atualmente, a Ecologia divide-se em:
- ecologia das espécies;
- ecologia das populações (formadas por organismos da mesma espécie);
- ecologia das comunidades (conjunto de todas as populações); e
- ecologia dos ecossistemas.

O que é Ecologia

A Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente. O termo, usado pela primeira vez em 1866 pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, vem da junção de duas palavras gregas: oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo. Assim sendo, ecologia significa o “estudo da casa” ou o “estudo do habitat dos seres vivos”.

Ciência ampla e complexa, a Ecologia preocupa-se com o entendimento do funcionamento de toda a natureza. Assim como vários outros campos de estudo da Biologia, ela não é uma ciência isolada. Para entendê-la, é necessário, por exemplo, conhecer um pouco de evolução, genética, biologia molecular, fisiologia e anatomia.

O que é meio ambiente

O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e os seres vivos. É composto pelo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural e inclue toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.
Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

Reciclagem de ideias e atitudes
Imagem: http://ambientalistasemrede.org/municipios-tem-coleta-seletiva

Fontes de referência: 

CaetFest
05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente
Brasil Escola
05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Wikipédia
Ecologia

Brasil Escola
Ecologia

Wikipédia
Meio ambiente



Um comentário:

  1. Fantásticas as imagens que você escolheu para ilustrar seu post, Sylvio!
    Também defendo a ideia de cada um fazer a sua parte, pois ainda que vá muito além do indivíduo a mudança necessária, a postura de cada um diante da sociedade que tem e daquela que sonha é fundamental para a reivindicação .de mudanças necessárias.
    Abraço!

    ResponderExcluir