segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Professores

05 de outubro - Dia Internacional do Professor

Professor & Educador

O Dia do Professor comemora uma das mais vitais profissões na sociedade!
É estranho pensar que uma atividade tão fundamental não receba a valorização que merece. Valor não se mostra apenas com belos discursos ou homenagens pontuais. É um ato social de planejado e contínuo apoio, fornecendo as condições e instrumentos necessários para se atingir os objetivos desejados, através de material didático em qualidade e quantidade adequadas, além de ambientes que possibilitem segurança, conforto e motivação para o exercício da aprendizagem.
O reconhecimento da importância da função do professor também passa obrigatoriamente pelo pagamento de salário satisfatório, que possibilite uma carga horária e dedicação compatíveis com o aprimoramento através de cursos e encontros visando troca de experiências e aumento de eficiências.
Valorizar a função social dos professores inclui também cobrar destes os resultados necessários para a melhoria da sociedade. Caso os resultados desejados não sejam atingidos, que se obrigue os profissionais com deficiente formação ou dedicação a frequentar cursos de capacitação, ocorrendo, em última instância, a demissão dos que sistematicamente não apresentarem boa produtividade.
A educação que gera mudanças se baseia em resultados práticos, não em discursos e estatísticas. Um povo que pretende se tornar uma grande nação passa obrigatoriamente pela educação (familiar e institucional)! É necessário muito apoio e muita cobrança desta difícil e importante profissão: ser professor!

5 de outubro - Dia Mundial do Professor

05 de outubro – Dia Internacional do Professor

O Dia Mundial dos Professores, celebrado anualmente no dia 5 de outubro, é uma iniciativa da UNESCO para avaliação e melhoria dos educadores do mundo. O principal objetivo é tratar das questões pertinentes aos professores, garantindo que essa profissão seja reconhecida e valorizada.

Em 1994, a UNESCO estabeleceu o dia 5 de outubro como o Dia Mundial dos Professores, em celebração ao grande feito em favor desses profissionais em 1966, quando uma conferência intergovernamental especial, organizada pela UNESCO em Paris, adotou a Recomendação da UNESCO/OIT Relativa à Condição Docente.
Essa recomendação estabelece os direitos e as responsabilidades dos professores, além de padrões internacionais para a sua formação inicial e educação continuada, recrutamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem. Também inclui recomendações para a participação dos professores nas decisões educacionais, por meio de consultas e negociações com autoridades educacionais. Desde sua adoção, esta recomendação tem sido considerada um importante conjunto de diretrizes para promover a condição docente visando uma educação de qualidade.
Além disso, no dia 5 de outubro é celebrada a adoção pela Conferência Geral da UNESCO, em 1997, da Recomendação da UNESCO Relativa à Condição dos Docentes da Educação Superior.

Glossário:
(Glossário é uma lista, geralmente em ordem alfabética, com termos específicos, palavras técnicas, em outro idioma, etc. Aparece geralmente no final dos livros, com o objetivo de explicar palavras que foram utilizadas durante a obra).

UNESCO: Abreviatura de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
A UNESCO tem por objetivo contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações.
Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso a financia a formação e aprimoramento de professores.

OIT: Abreviatura de Organização Internacional do Trabalho
A OIT é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho digno e produtivo, em condições de liberdade, segurança e equidade.

Educador: Quem se ocupa da educação; pedagogo; professor; formador de opiniões e/ou ações.

Professor: Quem ensina um raciocínio e/ou atividade; mestre; catedrático através de concurso de provas e títulos.

Professar: Declarar; reconhecer publicamente; preconizar, ter a convicção de; ensinar; fazer votos ao entrar para uma ordem religiosa.

Docente: Relacionado àquele(a) que ensina; que ministra aulas; que trabalha como professor(a).

Discente: Que ainda se encontra no processo de aprendizagem; que ainda estuda; estudante; aluno(a).

Fonte:
Dicionário Online de Português

5 de outubro - Dia Internacional do Professor

15 de outubro – Dia Nacional do Professor

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto determinou que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esta legislação determinava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A política educacional do Brasil de então era inovadora e eficiente, mas infelizmente a qualidade da educação ficou apenas no planejamento, com as ações práticas distantes da teoria.
Foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu efetivamente no Brasil a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
Começou na cidade de São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – aproveitando para uma confraternização entre os professores com seus alunos e pais.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma agradável reunião na escola, com a ideia de tornar o ambiente escolar mais agradável e íntimo. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de confirmar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase "Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia foi lançada.
A celebração espalhou-se pela cidade e pelo Brasil nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

15 de outubro - Dia do Professor

Professor: O formador de profissionais que formarão a sociedade em que vivemos. Grandes professores são fundamentais para formar grandes nações!

Professora & Educadora
Imagem: http://espacoeducadoremacao.blogspot.com.br/p/dicas-para-professores-iniciantes.html

Professores na Era Digital
Imagem: http://www.desafiosdaeducacao.com.br/professor-para-uma-classe-digital

Sala de aula informatizada
Imagem: http://www.abradi.org/?p=1082

Sala de aula tradicional
Imagem: facebook.com

Fontes de referência:

UNESCO
Dia Mundial dos Professores

Wikipédia
Dia do professor

Brasil Escola
15 de outubro - Dia do professor

Wikipédia
UNESCO

Representação da UNESCO no Brasil

OIT (Organização Internacional do Trabalho)

Revista Giz
Levanta a mão quem quer ser professor

Espaço Educador em Ação
Dicas para professores iniciantes

Desafios da educação
O professor está preparado para uma classe digital?

Associação Brasileira de Desenho Instrucional
15 passos para adotar tecnologias em sala de aula
http://www.abradi.org/?p=1082 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...