domingo, 22 de maio de 2016

Dia do Abraço

22 de maio - Dia do Abraço

Abraço animal

O Dia do Abraço, comemorado em 22 de maio, começou a partir de 2004 pela iniciativa de um australiano de pseudônimo "Juan Mann", que criou a "Free Hugs Campaign" (Campanha dos Abraços Grátis) na Pitt Street Mall, uma rua de Sydney (Austrália).
A iniciativa tinha como objetivo oferecer abraços para pessoas na rua, assim incentivando para que elas agissem da mesma forma. Juan acredita que abraços deixam as pessoas mais felizes e as aproxima como comunidade.

Na ocasião, ele foi impedido de continuar com a ação, já que policiais da cidade australiana exigiram que ele parasse. O motivo alegado foi que a prefeitura poderia ser processada por omissão de proteção aos cidadãos, caso alguém se machucasse enquanto o abraçava.
Juan e alguns amigos passaram então a colher assinaturas nas ruas para que pudessem ter permissão e dar continuidade à campanha. Eles conseguiram 10.000 assinaturas e receberam cartão verde para continuar a distribuição gratuita de abraços.

Em setembro de 2004, Juan ofereceu um abraço a Shimon Moore, vocalista da banda australiana Sick Puppies e desde então se tornaram amigos. Algumas semanas depois, Shimon decidiu gravar Juan fazendo sua campanha dos abraços gratuitos em diferentes lugares de Sydney.
Em 2008, após a morte da avó de Juan, Shimon usou as cenas filmadas para montar um clipe da música "All the same" e mandou de presente para o Juan em um CD escrito "isso é o que você é". Enquanto Shimon editava o vídeo, os integrantes da banda sugeriram que ele o colocasse no YouTube.
Em dois dias o vídeo atingiu 250 mil visualizações e a partir de então se tornou mundialmente conhecido. Países como Brasil, Portugal e Espanha fizeram a sua versão do "Free Hugs" e hoje no dia 22 de maio é celebrado o dia do abraço.

O

Juan Mann explica o que o motivou a fazer a campanha de abraços gratuitos:
“Eu estava vivendo em Londres, quando meu mundo virou de cabeça para baixo e eu tive que voltar para casa. No momento em que meu avião pousou em Sydney, tudo que eu tinha era uma bagagem de mão e um mundo de problemas. Sem ninguém para te receber de volta, não há lugar para chamar de lar. Eu era um turista em minha cidade natal.
Enquanto estava no terminal de chegada, observei outros passageiros se encontrando com amigos e familiares que estavam à espera, com braços abertos e rostos sorridentes, abraçando e rindo juntos, e eu queria que tivesse alguém lá fora esperando por mim. Para ficar feliz em me ver. Sorrir para mim. Para me abraçar.
Então, fui para casa e fiz um cartaz escrito "Abraços grátis" em ambos os lados, procurei o cruzamento de pedestres mais movimentado da cidade e levantei o cartaz acima da minha cabeça. Durante 15 minutos, as pessoas apenas olhavam através de mim. A primeira pessoa que parou, bateu no meu ombro e me contou como seu cão tinha acabado de morrer naquela manhã. Disse que se sentia sozinha e o que ela mais precisava agora era um abraço. Nos abraçamos e quando o abraço terminou ela estava sorrindo. Estava triste, mas sorrindo.
Todo mundo tem problemas e fazer sorrir alguém que estava carrancudo, mesmo por um momento, vale a pena o esforço.”

O

Abraçar é um gesto simples, não custa nada e faz bem tanto para quem dá quanto para quem recebe!




22 de maio - Dia do Abraço
Juan Mann e a campanha "Abraços Grátis"



Fontes de referência:

Site oficial da Campanha Free Hugs:
http://www.freehugscampaign.org 

Mahogany
Conheça a história da origem do Dia do Abraço
http://mahogany.com.br/blog/conheca-a-historia-da-origem-do-dia-do-abraco 

Globo.Com
Feliz dia do abraço! GIFs mostram melhores tipos de 'chega mais'
http://ego.globo.com/noticia/2015/05/feliz-dia-do-abraco-veja-melhores-maneira-de-comemorar 


Livros : A terapia do abraço (1 e 2)

A Terapia do Abraço não é apenas para os solitários ou para pessoas emocionalmente machucadas. A Terapia do Abraço pode tornar mais saudável quem já é saudável, mais feliz quem já é feliz e fazer com que a pessoa mais segura dentre nós se sinta ainda mais segura.  Abraço é bom para todo o mundo. 
Qualquer um pode ser um terapeuta do abraço. Mas se você dominar os tipos de abraço e as "técnicas avançadas" apresentados nestes livros, desenvolverá habilidades adicionais e confiança na sua capacidade natural para compartilhar abraços maravilhosos.
Pesquisas comprovam que quando um abraço dura 20 segundos ou mais há um efeito terapêutico sobre o corpo e a mente. A razão é que um abraço afetuoso produz um hormônio chamado Oxitocina, também conhecido como o hormônio do amor. Esta substância tem muitos benefícios na nossa saúde física e mental, ajudando-nos, entre outras coisas, a relaxar, nos sentirmos seguros e acalmar nossos medos e ansiedades. Este maravilhoso calmante é oferecido de forma gratuita num abraço.


Abraço presente


Abraço monumental


Abraço íntimo


Abraço coletivo


Encostando corações


O melhor lugar do mundo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...