sábado, 26 de agosto de 2017

O trem e a mineirice

O "trem" do mineiro
Autor: Sylvio Bazote

Trem Mineiro

A mineirice e o trem estão intimamente ligados!

O trem é elemento constituinte da história cultural do povo mineiro, sendo fator comum no imaginário, na linguagem, na estética e na música.

Em Minas Gerais, trem deixou de ser objeto e tornou-se conceito, capaz de designar de um simples lápis a uma cidade inteira, definir sentimentos e situações. É comum ouvir expressões como "trem bom", "trem ruim", "trem de doido", "trem estranho", "falando uns trem", entre tantas outras.

O trem cruza por montanhas e vidas, desfila diante de olhares e realidades diversas. Há os trens de carga, vinculados ao progresso e riqueza, que otimizam o transporte de produtos pelo país, gerando empregos e apoiando grandes empresas. Mas são os trens de passageiros, com seu ritmo lento que permite namorar as pessoas e paisagens, que ajudaram a formar e unir amizades e famílias por gerações, consolidando elos afetivos que ainda hoje causam reações emocionadas em quem conviveu com esta realidade.

Na era de realizações do progresso tecnológico no final do século XIX e início do XX, os trilhos costuraram redes de convivência entre cidades e pessoas, diminuindo distâncias e aumentando a comunicação. A chegada da ferrovia em uma cidade era garantia de desenvolvimento econômico e cultural. Trem era prosperidade e novas possibilidades nos lugares por onde passava.

Não sair da linha é seguir nos trilhos! Mineiro se identifica com o jeito contido e forte das locomotivas, com o ritmo tranquilo e confiável de fazer seu trajeto, com o conforto e privacidade que os restaurantes e cabines oferecem. Na segurança e calma oferecidas pelo trem, o mineiro viaja sentindo-se dentro de casa.

É este trem que se tornou íntimo, espécie de amigo com quem se pode contar, que se sabe onde e quando procurar com a certeza de encontrar. É ele que carrega o mineiro que, escondido entre as montanhas, conheceu o mundo, abriu suas terras e seus olhos quando o trem cruzou seu caminho.

O "trem" mineiro é, antes de tudo, um estado de espírito!

Trem em Tiradentes
Imagem: http://uaistreet.com.br/index.php/pt-BR 

Obs: Adaptação de conteúdo disponível na Internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário