sábado, 7 de outubro de 2017

Neoliberalismo

Reforma trabalhista & Deforma trabalhista


Triste realidade de uma política – convenientemente liberal – que diminui direitos trabalhistas, permitindo uma situação quase medieval, onde empregados ofertam seu tempo e energia em troca de cada vez menos benefícios e garantias, numa perspectiva de trabalhar visando apenas a sobrevivência, sem vislumbrar um período de descanso na velhice que possibilite aproveitar a vida com dignidade. 
Quem desejar não participar desta degradante condição terá que viver como trabalhador independente, correndo os riscos de atividades que exijam elevado nível de atenção, dedicação e disciplina; características que muitos não possuem, levando a prejuízos e difíceis recomeços, diminuindo a possibilidade da construção de um patrimônio, ou fazendo-o através de um grande e desnecessário desgaste.

Trabalhadores & Exploradores

Neoliberalismo:
Doutrina econômica e política, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a liberdade de mercado e intervenção mínima do governo sobre a dinâmica financeira e o mercado de trabalho, só devendo esta ocorrer em setores essenciais à existência do Estado e em épocas de crise.
Os neoliberais propagam que a distribuição de riqueza ocorrerá de forma natural e mais eficiente através do processo de oferta e procura. Para tanto é necessário investir em privatização de empresas estatais, na livre circulação de capitais internacionais, na atuação das empresas multinacionais e flexibilização das leis trabalhistas para o aumento do processo produtivo.
O Neoliberalismo é alvo de críticas sobretudo pelo processo de desregulamentação da força de trabalho e enfraquecimento das forças sindicais, gerando diminuição gradativa dos direitos trabalhistas e no padrão médio de vida da classe trabalhadora.
Um exemplo dessa dinâmica são os chamados Tigres Asiáticos, países industrializados e com mão de obra barata, consequência da inexistência ou deficiência de leis trabalhistas. Nestes países, os trabalhadores não contam com a garantia de férias, os benefícios são limitados e o salários mantidos baixos. Tudo isso para atrair empresas estrangeiras e assegurar altos lucros para os contratantes.

Trabalho & Mais-valia
Ilustração : Newton Silva

Mais-Valia:
Diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma dos valores dos meios de produção e do trabalho para produzir algo. Mais-valia é a base do lucro no sistema capitalista, sendo o ganho líquido após descontadas todas as despesas. Em outras palavras, quanto menos se pagar pelo material e quanto menor for o salário dos empregados, maior será o percentual do dinheiro que ficará para o empregador.

Capitalismo neoliberal

Pobre que apoia o neoliberalismo é como judeu que apoia o nazismo:
desconhece e alimenta a fera que irá devorá-lo ! 

Novas leis trabalhistas & Antigos problemas sociais
Ilustração : Fred

Nenhum comentário:

Postar um comentário