terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Dia do Voluntário

05 de dezembro - Dia Internacional do Voluntário

Voluntariado

O voluntariado e a Organização das Nações Unidas (ONU)

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985. Ao criar a data, a intenção da ONU era promover ações de voluntariado ao redor do mundo nas diversas esferas da sociedade.

Qual o significado de ser voluntário? No Dicionário Houaiss, aprende-se que "voluntário" vem do latim voluntarius e significa "aquele que age por vontade própria", uma vez que voluntas, também em latim, quer dizer "vontade".
Segundo a definição da ONU, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Qualquer pessoa pode ser voluntária contribuindo com suas capacidades, energia e tempo. Em muitas atividades e lugares a ajuda não necessita vir de um diploma ou formação profissional. Basta empatia e uma mão amiga pra começar mudanças, ajudando aos outros.
Trata-se de uma atividade que gera a oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências e conhecer outras realidades. O voluntário doa seu trabalho, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas e a satisfação de se sentir útil.

5 de dezembro - Dia Internacional do Voluntariado

28 de agosto – Dia Nacional do Voluntário

Instituído pela Lei nº. 7.352, de 28 de agosto de 1985, o Dia Nacional do Voluntariado, tornou-se uma data especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas, que motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.
A partir de então, o dia 28 de agosto é celebrado anualmente com atividades empreendidas por organizações não governamentais, ações de grupos reunidos espontaneamente ou atos individuais em prol da melhoria das condições de vida de comunidades, pessoas, animais ou certos vegetais.
No Brasil o movimento é antigo, teve início em 1543, quando foi fundada a primeira Santa Casa de Misericórdia, na Vila de Santos. Nessa época, a noção de voluntariado estava bastante ligada à religião; as atividades eram conduzidas por padres e freiras. A partir dos anos 1980, o voluntariado ganhou popularidade.

28 de agosto - Dia Nacional do Voluntariado

Existem muitas organizações que contam com trabalho voluntário! Cito aqui algumas:

Cruz Vermelha & Crescente Vermelho
A Cruz Vermelha (no Ocidente) e o Crescente Vermelho (no Oriente) são movimentos internacionais humanitários, neutros e imparciais, não vinculado a qualquer Estado, com aproximadamente 97 milhões de voluntários espalhados pelo mundo. Seu objetivo é proteger a vida e a saúde humana, prevenir e aliviar o sofrimento humano, sem discriminação de nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou posicionamento político.

Lions Club
Lions Clubs International é uma das maiores organizações internacionais de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. São aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e outras atividades.

Rotary Club
O Rotary International é a associação de Rotary Clubs no mundo inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários e incentivam um elevado padrão de ética em todas as profissões.
Sua missão é apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Médicos sem Fronteiras
Médicos sem Fronteiras é uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência, em casos como conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. É a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo na área da saúde.
Desenvolve ações de longo prazo na ajuda a refugiados, em casos de conflitos prolongados, instabilidade crônica ou após a ocorrência de catástrofes naturais ou provocadas pela ação humana. A organização foi criada com a ideia de que todas as pessoas têm direito a tratamento médico, e que essa necessidade é mais importante do que as fronteiras nacionais.

GreenPeace
O Greenpeace é uma organização não governamental de proteção ambiental, com sede em Amsterdã (nos Países Baixos) e com escritórios espalhados em mais de 40 países.
Atua buscando sensibilizar a opinião pública através de atos, campanhas publicitárias e outros meios em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, dedicando-se às áreas florestais, oceanos, clima, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos e energia nuclear ou renovável.

Ação voluntária

“Eu sou voluntário porque quero um mundo melhor, e sei que só podemos alcançá-lo juntos”
(  Flávio Lopes Ribeiro - Psicólogo )

Fontes de referência:

UOL Educação
05 de dezembro – Dia Internacional do Voluntário

Ajudando.Org
Ação voluntária amplia cidadania

Wikipédia
Trabalho voluntário

Nenhum comentário:

Postar um comentário