sábado, 24 de fevereiro de 2018

Preconceito & Racismo


preconceito de uns + indiferença de outros = racismo

As origens do preconceito e do racismo

Sei que a proposta desta postagem é presunçosa, uma vez que estas atitudes são um somatório de contextos e características sociais, familiares e pessoais, sendo ainda mutáveis ao longo do tempo. Como já presumia ao iniciar as pesquisas para escrever este texto, encontrei mais indicações e reflexões do que respostas prontas e definitivas. Do que vi, me pareceu aceitável elaborar um esquema que permita estabelecer uma cronologia e aspectos essenciais, presentes na maior parte das situações que conduzem à um processo coletivo de preconceito e racismo, que motiva guerras e violências como massacres, terrorismo e escravidão.

O Dicionário Online de Português mostra as seguintes definições:
Preconceito:
- Intolerância; repúdio demonstrado ou efetivado através de discriminação por grupos religiosos, pessoas, ideias; pode-se referir também à sexualidade, à raça, à nacionalidade entre outros.
- Prejulgamento; juízo de valor preconcebido acerca de algo ou de alguém cujo teor é construído a partir de análises sem fundamentos e/ou reflexão.
- Cisma; convicção fundamentada em crenças ou superstições.
- Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado.
Racismo:
- Preconceito e discriminação direcionados a quem faz parte de uma raça ou etnia, causando separação racial.
- Comportamento hostil dirigido à pessoa ou grupo social que pertence a outra raça e/ou etnia. 
- Reunião dos conceitos que afirma existir uma hierarquia entre etnias e/ou raças.
- Sistema doutrinário que afirma a superioridade de um grupo racial em comparação a aos outros.
Discriminação:
- Segregar, separando, isolando, desunindo;
- Tratar pessoa(s) de forma injusta, de maneira diferenciada e condicional, por motivos de diversidades sexuais, raciais, religiosas, idade, etc,; 
Discernimento; capacidade de distinguir ou estabelecer diferenças.
- Discriminação positiva. Reunião de regras ou leis que visam proteger grupos socialmente segregados, atribuindo determinadas proteções e direitos específicos a esse grupo, com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades.
 
Nem todo preconceito é racista, mas todo racismo é preconceituoso! 
Penso que um preconceito seja um conceito antecipado (um pré+conceito) sobre algo de forma generalizada, causando uma rotulação que não estimula análises individuais e exceções. O preconceito pode ser positivo (Ex: tudo que é feito de ouro é elegante!), mas geralmente tem uma significação negativa (Ex: tudo que é feito de ferro não tem valor!) e pode ter caráter ideológico, político, religioso, financeiro, cultural, sexual, racial, entre outros. 
Para se chegar a um racismo, é necessário que uma determinada raça/etnia se ache superior a todas as outras (tendo sobre si um preconceito favorável) ou que considere uma (ou mais) raça(s)/etnia(s) inferior(es), tendo sobre o(s) outro(s) um preconceito desfavorável. 

Diferença entre raça e etnia
Raça é determinada por um grupo com as mesmas características biológicas, enquanto etnia trata sobre aspectos culturais e linguísticos. 
Cientificamente, a espécie humana não possui subespécies e, portanto, só existe uma raça: a raça humana! Os conceitos de "raça negra", "raça branca", e outras variações são convenções sociais. A palavra etnia é derivada do grego ethnos, que significa "povo que tem os mesmos costumes".
Levando em consideração os estudos de comportamento com os atuais primatas e por dedução, acredito que o preconceito exista desde a pré-história, quando os hominídeos (família de grandes primatas, que inclui os ancestrais dos humanos, chimpanzés, gorilas e orangotangos) mais fortes, achando-se superiores aos demais machos e fêmeas do seu grupo, se reservaram ao direito de ter mais comida, habitar em locais melhores e copular com todas as fêmeas que desejassem.
Na medida em que o bando aumentou em número, os mais fortes criaram alianças com outros que consideravam úteis e esta turma reservou para si condições mais favoráveis dentro do grupo (estabelecendo um preconceito de elitismo acerca de si mesmos). Uma vez dominado o grupo e a região onde este habitava, a necessidade de locais mais adequados à sobrevivência levou ao ataque e dominação de outros grupos para controlar os recursos de seus territórios. Mesmo que não fossem escravizados de imediato, os dominados seriam vistos como inferiores em relação aos pertencentes ao grupo dominante.
Com a expansão da raça humana pelos diferentes continentes do planeta, a adaptação biológica aos diversos ambientes causou variadas características físicas e culturais, o que favoreceu ao preconceito e discriminação com os diferentes da forma de ser e agir da maioria daqueles com os quais se vive e identifica, tendo como desdobramento o racismo.


Ao longo da história da humanidade, perpetuou-se a dinâmica de dominação dentro dos bandos e destes para outros grupos, com adaptações na medida em que as sociedades se tornavam mais complexas. Tribos, cidades-Estado, reinos e impérios  em todos os continentes  praticaram o escravismo com seus próprios membros e com pessoas de outros povos (e para tanto é necessário que haja a concepção de que os escravizados são diferentes e inferiores a você).
Mesopotâmios, egípcios, chineses, gregos, romanos, persas, astecas, incas – entre outras nações  registraram em sua história, com orgulho e como sinal de poder, a dominação e aniquilação de povos vizinhos ou inimigos, também de minorias que se rebelavam contra as normas dos governantes. Massacres étnicos foram, e ainda são, usuais por todo o planeta como forma de manter o predomínio na política, econômica e religião em determinada região.

Se considerarmos os "pré+conceitos" como mecanismos mentais para agilizar a percepção e (re)ação, somos preconceituosos por ser uma forma econômica e eficiente de pensar e agir, baseada em rótulos de associações generalizadas, que não levam em conta, em um primeiro momento, características específicas. Como seres animais, essa economia de tempo permite melhores condições para defesa ou ataque, aumentando a probabilidade de sobrevivência. Como seres sociais, nos permite aumentar a probabilidade de lucro ou esquiva de prejuízo. Devido à sua utilidade, os preconceitos são inevitáveis.  
As práticas culturais mantém, extinguem ou criam preconceitos, de acordo com o tempo e espaço onde se vive. Se é mais fácil controlarmos nossas ações do que nossos pensamentos e emoções, não conseguindo deixar de ter preconceitos, devemos investir em ações educacionais que mudem e reforcem o aculturamento que reprove e contenha atitudes prejudiciais baseadas na intolerância, desrespeito e violência, que levam às humilhações, agressões, racismo, escravismo, estupros, torturas, guerras e toda uma série de ações – individuais e coletivas – que dão vazão ao que de pior há na natureza humana.

A maioria dos seres humanos tende a se reunir em grupos com percepções e ações semelhantes, objetivando evitar desnecessários desgastes e aumentar a probabilidade de conseguir resultados desejados com menor esforço e tempo. A comodidade e a segurança proporcionadas pela afinidade levam à disposição para a hostilidade quando estão em disputa elementos essenciais ao conforto e à vida, como um lugar para viver, um trabalho ou uma forma de se defender de agressões. Portanto, quanto mais confortável for a situação coletiva, menor incentivo e tolerância ocorrerão quanto a preconceitos individuais, e quanto pior estiver a situação social, mais tolerados e incentivados serão os preconceitos, como forma de preservação.
preconceito não | preconceito sim
reconceito : alterar o conceito
Imagem: Sylvio Bazote

= X = + = X = X

Para uma visão geral da história da escravidão, acesse:

= X = + = X = X

Fontes de referência:

Significados
Preconceito
Racismo 
Significado de raça e etnia 

Wikipédia
Discriminação 

Rede Brasil
Males do racismo 

2 comentários:

  1. Adorei a imagem que abre o post, rs. Não sou racista, mas tenho uns pré+conceitos com os quais tenho sempre que lidar, pois acredito que respeito seja essencial para a vida em sociedade, independentemente dos conceitos que temos sobre as coisas...
    Espero sua participação no meu novo concurso cultural
    www.jussaraneves.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jussara.
      Também achei muito expressiva a imagem, por isso a escolhi para abrir o assunto!
      Fico por aqui censurando meus preconceitos, trabalhando para que os mesmos se tornem mais empáticos e simpáticos, mas basta dar uma distraída que os danados, aproveitando-se da falta de cuidado, aprontam das suas. São meus cactus de estimação – resistentes e charmosos, alguns fortemente enraizados no espírito – que volta e meia alfinetam uns e outros por aí e me constrange.
      Já fiz minha participação no seu concurso cultural! Bom ver uma publicação sua depois da hibernação blogueira.
      Um abraço.

      Excluir