domingo, 22 de outubro de 2017

Praças

22 de outubro - Dia da Praça


Praça Victor Civita (São Paulo - SP)

As praças são patrimônios públicos, que devem ser valorizados e preservados! Em centros urbanos cada vez maiores, agitados e impessoais, as praças são espaços destinados à convivência de seres humanos entre si e com a natureza; locais de encontro, permitindo que próximo à sua residência exista um ambiente agradável e apropriado para crianças brincarem em segurança, passear com animais de estimação, se exercitar ou relaxar.

Praça Doutor Carlos Alberto Studart (Fortaleza - CE)

Áreas urbanas com poucas praças se tornam mais áridas na temperatura e nos relacionamentos, pois estes espaços são necessários para os encontros individuais e os grandes eventos sociais, como ações comunitárias e apresentações musicais.

Piquenique na Praça das Violetas (Teresina - PI)
As praças são centros de lazer democráticos e gratuitos, abertas a pobres e ricos, crianças e idosos, humanizando as cidades. Nas praças brincam as crianças, os idosos jogam, os namorados se abraçam e beijam, os amigos conversam, se contempla com calma a agitada dinâmica urbana. A praça é para o povo, locais que convidam às reuniões coletivas ou vivências individuais.

Turma do Truco na Praça Daniel Munhoz Garcia Perez (Araraquara - SP)

O ser humano tem a infeliz tendência de desejar adquirir mais, mesmo sem ter a capacidade de manter adequadamente o que já possui. Queremos mais opções de lazer, mas não percebemos ou valorizamos a função simples, porém importante e eficiente, de uma praça bem cuidada próximo do local onde habitamos ou trabalhamos.

Conversando na Praça Chora Menino (Recife - PE)

Residências com frente para praças são mais valorizadas, por terem garantia de iluminação e ventilação naturais, estando mais protegidas dos transtornos causados pela expansão urbana desordenada resultante da especulação imobiliária.

Praças com bancos e brinquedos quebrados, sem iluminação adequada, com vegetação descuidada, que se tornam ponto de venda ou consumo de drogas, ou nela ocorre prostituição ou assaltos, não podem ser vistas como um problema a ser evitado, e sim como uma evidência de má administração por parte do poder público, que não realiza as necessárias ações de manutenção e policiamento. Ao invés de abandonar o local, os moradores e comerciantes locais devem se mobilizar e realizar manifestações na rua, nas redes sociais e na mídia, além de contratar advogado para mover ação judicial popular, cobrando os recursos necessários para manter a praça como um local útil e saudável socialmente.
Os que assim agiram, tiveram melhoria na dinâmica social local, com valorização imobiliária e aumento no fluxo comercial.

Espaço Pracão na Praça Philogomiro Lannes (Vitória - ES)

Adote a praça da região onde vive! Não espere a prefeitura zelar por um espaço que melhora sua qualidade de vida. Individualmente, ou juntamente com familiares e amigos, aja pela conservação e melhoria das plantas, equipamentos e construções existentes na praça. Ligue para as autoridades para cobrar a manutenção e denunciar pessoas que depredam a praça. Caso não exista este espaço, junte-se a outros moradores e cobrem a construção de uma praça no seu bairro. Os moradores atuais e as futuras gerações se beneficiarão com essas atitudes.

Crianças brincando na Praça Praça Willy Barth (Mercedes - PR)

Para saber sobre o contexto histórico e social das praças, acesse:
Nossas praças

Praça em Viçosa (MG)

Vídeos:

Projeto Praças Públicas
(7:09)
Os desafios no planejamento arquitetônico para revitalização e uso de uma praça.

A importância das praças públicas na vida das cidades
(3:08)
A praça é um espaço fundamental para termos uma vida saudável.

Exemplo do projeto "Adote Uma Praça"
(5:07)
A iniciativa particular pode compensar deficiência do poder público.

Programa “Adote uma Praça” ganha mais agilidade
(1:11)
Prefeitura de São Paulo facilita processo para pessoas físicas ou jurídicas agirem.

Projeto Praça
(14:57)
Ouvindo a população para saber quais modificações são necessárias numa praça.

22 de outubro - Celebração do Dia da Praça
Praça Santo Antônio (Guidoval - MG)
Foto : Sylvio Bazote

Nenhum comentário:

Postar um comentário